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GRÃOS: Força-tarefa vai garantir escoamento pela BR-163, assegura ministra

30 de janeiro de 2019
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Porto Alegre, 30 de janeiro de 2019 – A ministra Tereza Cristina
(Agricultura, Pecuária e Abastecimento) enfatizou a importância das obras da
BR 163 no Pará, incluídas na Operação Radar II detalhada nesta quarta-feira
(30) pelo ministro da Infraestrutura, Tarcísio Gomes de Freitas, com o objetivo
de escoar a safra 2018/2019. “Essa rodovia 163 é o eixo principal do
escoamento de grande parte da produção, que a cada ano tem aumentado na saída
pelo Arco Norte, os portos da região”, disse a ministra.

A BR 163, mais conhecida como Rodovia Cuiabá-Santarém, começou a ser
construída na década de 1970 no estado mato-grossense, mas hoje se estende do
município gaúcho de Tenente Portela até Santarém (PA). Ao todo, são 3.470
km de extensão. Em março de 2014, dois trechos foram privatizados – um em Mato
Grosso do Sul e outro em Mato Grosso. A rodovia é, à exceção do Pará, onde
a falta de asfalto causa prejuízos ao escoamento da produção agrícola de
Mato Grosso, o maior produtor de grãos do país.

“O Mato Grosso, como todos sabem é o maior produtor de grãos do Brasil.
Das 237 milhões de toneladas de produção estimada para este ano, 63,4
milhões devem ser produzidas no estado”, lembrou Tereza Cristina.

Na Operação Radar está prevista uma inspeção diária na BR, com o
objetivo de atuar de forma preventiva ou emergencial a fim de garantir
trafegabilidade e evitar impactos gerados pelas chuvas na região.

A ministra destacou o trabalho integrado dos ministérios para melhorar o
escoamento da produção de grãos. “Neste governo, todos trabalham juntos.
Não há vaidades”.

São três bases operacionais em trechos da BR, com equipes de campo do
Departamento Nacional de Infraestrutura e Transportes (DNIT) e do Exército, com
veículos, equipamentos e sinalizadores. As bases foram instaladas entre os
municípios de Novo Progresso e Moraes Almeida, no Pará.

Segundo o ministro da Infraestrutura, o governo trabalha para concluir até
o fim deste ano cerca de 100 Km do trecho não pavimentados entre a divisa de
Mato Grosso e Santarém. Segundo ele, a 163 será preparada para concessão
juntamente com pequeno trecho da BR-230, que faz a ligação ao porto de
Mirititituba, no Rio Tapajós, em Itaitub (PA).

Tarcísio de Freitas divulgou ainda que deverão ser renovadas concessões
de ferrovias e a previsão de realizar leilões de concessão da Ferrogrão, que
Tereza Cristina, destacou ser fundamental para a produção, e a Fiol, também
conhecida como Ferrovia Oeste-Leste. O trecho passa pela Bahia e Tocantins,
ligando o Porto Sul, em Ilhéus à Ferrovia Norte-Sul. O projeto da Ferrogrão
prevê uma ferrovia longitudinal formando corredor de exportação pela Bacia
Amazônica, numa extensão de 1.142 km, conectando o Centro-Oeste ao Porto de
Miritituba.

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