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LOGISTICA: Aprosoja visita Portos do Norte para reduzir custos

27 de março de 2015
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Porto Alegre, 27 de março de 2015 – Representantes da Associação dos
Produtores de Soja e Milho de Mato Grosso (Aprosoja) começam neste domingo (29)
uma missão para visitar os portos do Norte do país, região também conhecida
como Arco Norte.

No cronograma, estão visitas às obras do futuro porto de Vila do Conde
e do terminal de Marabá, no estado do Pará, e de locais já em funcionamento,
como o porto de Ponta da Madeira, adjacente ao porto de Itaqui, e do Terminal
de Grãos do Maranhão (TEGRAM), no estado do Maranhão.

O objetivo, segundo o diretor executivo do Movimento Pró-Logística,
Edeon Vaz Ferreira, é observar e avaliar os locais para que Mato Grosso possa
projetar novas rotas de escoamentos dos grãos.

A estimativa é que a finalização dos portos do Norte diminuam os
gastos com logística que os produtores têm hoje no Estado.

“Com essa alternativa de escoamento da produção pelos portos do
chamado Arco Norte, nós calculamos uma redução de custo na faixa de 34% nos
próximos cinco anos, via corredor da BR-163 sentido Miritituba (Pará).
Considerando o corredor de escoamento da BR-158, para o porto de Itaqui, a
redução seria na faixa de 17%”, avalia.

Hoje, Mato Grosso utiliza cerca de 8,9 milhões de hectares para
produção de soja, milho e algodão, segundo o Instituto Mato-Grossense de
Economia Agropecuária (Imea).

A perspectiva é que áreas utilizadas atualmente para pastagem migrem
para a agricultura. Assim, a área de produção de grãos chegaria a 13
milhões de hectares e, bem como ela, o escoamento desses grãos também
aumentaria.

Equipe – Também farão parte da equipe da missão aos Portos do Norte
o coordenador da comissão de Logística da Aprosoja, José Rezende, o
vice-presidente da Região Leste, Endrigo Dalcin, e o segundo vice-presidente da
Região Norte, Antônio Galvan. As informações partem da Assessoria de
Comunicação da Aprosoja.

Revisão: Carine Lopes (carine@safras.com.br) / Agência Safras

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