Porto Alegre, 9 de fevereiro de 2018 – A visita do presidente da
Associação dos Produtores de Soja e Milho de Mato Grosso (Aprosoja), Antônio
Galvan, ao trecho da BR-163, que ficou com caminhões parados no último fim de
semana e no início desta semana, foi fundamental para a resolução do
problema.
Galvan esteve acompanhado do diretor do Departamento Nacional de
Infraestrutura de Transporte (Dnit), Luiz Antônio Ehret Garcia, do comandante
do exército do 8 Batalhão de Engenharia e Construção (8 BEC) de
Santarém, General Dantas, do coronel do exército Marcelo Linhares e de
autoridades locais.
Localizado no Pará, o trecho total que apresenta problemas tem 30
quilômetros e sua parte mais crítica estava localizada nos 200 metros da
subida da Serra do munícipio paraense Moraes de Almeida, conhecida como Serra
do Moraes. Esta parte da BR-163 é de responsabilidade do 8 BEC.
De acordo com o presidente da Aprosoja, o Exército, que é o responsável
pela rodovia neste local, iniciou uma manutenção e estava fazendo operação
“pare e siga” para controlar o fluxo. No entanto, chuvas fortes por três
dias consecutivos fizeram com que a BR-163 ficasse bastante escorregadia,
impossibilitando a trafegabilidade dos caminhões, em sua maioria carregados com
soja e sem tração suficiente para a subida.
“Durante nossa presença o problema foi solucionado parcialmente, com o
cascalhamento destes 200 metros na Serra. Com isso, os caminhões conseguiram
subir e reiniciar o escoamento de forma normalizada. Agora, o Exército nos
garantiu que o próximo passo é colocar cascalho nos 30 quilômetros”, afirma
Galvan.
O presidente, no entanto, alerta que este trecho precisa passar
urgentemente por essa manutenção. “Se eles não fizerem rapidamente esse
cascalhamento, a BR-163 corre o risco, mais uma vez, de apresentar problemas.
Eles subestimaram o fluxo de caminhões e carros e isso não pode voltar a
ocorrer. Repito: se não fizerem essa manutenção, muitos pontos da rodovia
voltarão a apresentarem problemas”, completa.
A BR-163 é a principal rodovia para o escoamento de grãos pelos portos do
Arco Norte. De acordo com o diretor executivo do Movimento Pró-Logística,
Edeon Vaz Ferreira, a BR-163 deve escoar cerca de 11 milhões de toneladas de
soja e milho neste ano por esta rota. As outras duas opções via Norte são a
BR-364 e BR-158/155, que devem escoar 6 milhões de toneladas e 4 milhões de
toneladas de soja e milho, respectivamente. As informações partem da
assessoria de imprensa da Aprosoja.
Revisão: Arno Baasch (arno@safras.com.br) / Agência SAFRAS
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Atualizado em: 17/06/2025 09:45