Porto Alegre, 27 de março 2015 – Produtores rurais se reuniram nesta
quinta-feira (26) para discutir a viabilidade da implantação de mini usinas
para produção de etanol de milho em Mato Grosso. A empresa Usinas Sociais
Inteligentes Destilarias Sustentáveis S.A. (USI Biorefinarias) apresentou um
modelo de negócio que envolve parcerias entre fornecedores e produtores rurais.
“É um modelo onde o produtor é agregado à cadeia do etanol de milho.
É uma proposta de garantia de sustentabilidade de renda”, explica Francisco
Mallmann, presidente da USI Biorefinarias.
O ex-presidente da Associação dos Produtores de Soja e Milho de Mato
Grosso (Aprosoja) e conselheiro da entidade, Glauber Silveira, explica que a
reunião teve o objetivo de apresentar alternativas para os produtores de milho
do Estado. “Em algumas regiões, são poucos produtores e não conseguem
‘bancar’ uma usina de R$ 400 milhões. Essa opção de usina de menor porte
permite criar um negócio de âmbito regional”, diz Silveira.
Além da assistência no gerenciamento e na parte técnica, o modelo
apresentado também trabalha a comercialização e logística do produto final
com a parceria da CHS, maior cooperativa agrícola norte-americana. “A CHS se
compromete a comprar a produção e comercializar, e isso é importante, pois
somos agricultores e precisamos desse know-how para os outros elos da cadeia”,
afirma Silveira.
“Esse tipo de negócio é sucesso nos Estados Unidos há 15 anos. Nós
nos comprometemos a comprar 100% da produção por dez anos e revender com o que
chamamos de ‘livro aberto’, ou seja, o nosso cliente (usina) decide junto
conosco pra quem vender, quando vender e por quanto vender”, explica o
representante da CHS, Clayton Anselmo de Mello.
Glauber Silveira ressalta, entretanto, que os produtores rurais precisam
avaliar a viabilidade dos investimentos. “Acreditamos no potencial do etanol
do milho e trouxemos alternativas que podem abrir os horizontes. Não se trata
de aval a esta ou outra empresa, mas sim de um intercâmbio de informações que
pode ajudar o produtor a tomar decisões no seu negócio”, finaliza.
As informações partem da assessoria de imprensa da Aprosoja.
Revisão: Fábio Rübenich (fabio@safras.com.br) / Agência SAFRAS
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