safras

‘-MILHO: MONSANTO LANÇA CAMPANHA PARA INCENTIVAR PLANTIO DE REFÚGIO

28 de maio de 2014
Compartilhe

SAFRAS (28) – O plantio de refúgio em áreas cultivadas com sementes de
milho que contêm tecnologias Bt, resistentes a pragas, previne a seleção de
insetos e traz benefícios econômicos e ambientais ao agricultor. De acordo com
o Instituto Kleffmann, especializado em informações agrícolas, apenas 20%
dos produtores brasileiros adotaram essa prática na cultura do milho ao longo
da safra passada. Para incentivar a adoção do refúgio, a Monsanto está
lançando a campanha “Refúgio com Desconto”, que oferece 30% de desconto para
o agricultor na compra de sementes de milho não-Bt (convencionais ou
tolerantes ao herbicida glifosato) destinadas ao plantio da área de refúgio
para o milho.
De acordo com o gerente de marketing para milho e sorgo da Monsanto, César
Barros, a iniciativa inédita no mercado agrícola brasileiro tem o objetivo de
estimular o produtor a plantar a área de refúgio. “As tecnologias Bt
trouxeram benefícios ambientais e econômicos para o produtor, com aumento de
produtividade e o melhor manejo da lavoura. E o refúgio é fundamental para a
preservação desse cenário, pois proporciona a manutenção de uma população
de pragas que pode ser controlada por essa biotecnologia, assegurando sua
eficácia”, destaca Barros.
Para participar da campanha, os produtores devem reservar pelo menos 10% da
área da cultura do milho para o plantio do refúgio. Por exemplo: em uma área
de 100 hectares plantada com milho, 90 hectares podem ser plantadas com milho
que tem a tecnologia Bt, de controle de insetos, e pelo menos 10 hectares
(equivalente a 10% do total) devem ser plantados com milho convencional ou com
tolerância ao herbicida glifosato, sem a tecnologia Bt.
O desconto de 30% poderá ser solicitado pelo produtor no momento da compra
das sementes de milho destinadas exclusivamente para o refúgio nos canais de
vendas participantes da campanha, mediante a comprovação do total que será
cultivado com sementes contendo a tecnologia Bt. A campanha é válida para os
híbridos de milho das marcas Agroeste, Sementes Agroceres e Dekalb com as
tecnologias VT PRO, VT PRO 2, VT PRO 3 e VT PRO MAX.
Especialista em insetos, o gerente de regulamentação da Monsanto Renato
Carvalho explica que, na natureza, sempre há alguns indivíduos que podem ser
resistentes às tecnologias. O plantio do refúgio tem por objetivo manter uma
população de lagartas sensível às proteínas Bt, ou seja, não resistentes.
Com isso, os insetos adultos das pragas que se desenvolveram na área de
refúgio vão acasalar com qualquer indivíduo resistente que possa ter
sobrevivido ao milho Bt e transmitir novamente a suscetibilidade ao Bt para as
gerações seguintes, assegurando a eficácia da tecnologia no controle das
pragas.
“A preservação e a sustentabilidade das tecnologias de milho dependem do
cumprimento das recomendações de Manejo de Resistência de Insetos, que traz
o refúgio como principal componente. Além disso, recomendamos outras medidas
importantes do Manejo Integrado de Pragas (MIP), como a dessecação antecipada,
o monitoramento da área, a rotação de culturas e outras opções de
controle”, completa Carvalho.

Sobre a Monsanto

Presente há 50 anos no Brasil, a Monsanto é uma empresa dedicada à
agricultura e referência em inovação tecnológica. Pioneira no
desenvolvimento de herbicidas, sementes convencionais e geneticamente
modificadas, a Monsanto busca soluções sustentáveis que proporcionem aos
agricultores produzir mais, conservar mais e melhorar vidas. Para isso, investe
anualmente mais de US$ 1 bilhão em pesquisa e novos produtos, além de
compartilhar seu conhecimento com produtores para ampliar o seu acesso a
modernas tecnologias agrícolas. Desde que chegou ao país, em 1963, a Monsanto
cresceu em estrutura e no desenvolvimento de soluções para o campo, o que faz
da unidade brasileira a segunda maior e mais importante da companhia em todo o
mundo. Cerca de 2.700 funcionários trabalham nas fábricas e escritórios
distribuídos pelo Brasil.
No Brasil, a Monsanto produz e comercializa a linha de herbicidas Roundup,
sementes de soja convencional (Monsoy) e geneticamente modificada (tecnologias
Roundup Ready(r) e INTACTA RR2 PRO(tm)), sementes convencionais e geneticamente
modificadas de milho (Agroeste, Sementes Agroceres e Dekalb), sementes de sorgo,
algodão (Deltapine) e, ainda, sementes de hortaliças (Seminis). Em novembro
de 2008, passou a atuar no mercado de cana-de-açúcar com a marca Canavialis.
Com informações da assessoria de imprensa da Monsanto do Brasil.
(AB)

Cotação semanal

Dados referentes a semana 28/06/2024

Suíno Independente kg vivo

R$ 6,99

Farelo de soja à vista tonelada

R$ 2.205,00

Casquinha de soja à vista tonelada

R$ 1.300,00

Milho Saca

R$ 63,50
Ver anteriores

Preço base - Integração

Atualizado em: 02/07/2024 14:00

AURORA* - base suíno gordo

R$ 5,55

AURORA* - base suíno leitão

R$ 5,65

Cooperativa Majestade*

R$ 5,55

Dália Alimentos* - base suíno gordo

R$ 5,50

Dália Alimentos* - base leitão

R$ 5,65

Alibem - base creche e term.

R$ 4,70

Alibem - base suíno leitão

R$ 5,55

BRF

R$ 5,35

Estrela Alimentos - creche e term.

R$ 4,52

Estrela Alimentos - base leitão

R$ 5,60

JBS

R$ 5,30

Pamplona* base term.

R$ 5,55

Pamplona* base suíno leitão

R$ 5,65
* mais bonificação de carcaça Ver anteriores

Parceiros da Suinocultura Gaúcha

Parceria