SAFRAS (09) – O mercado da cadeia de orgânicos deve continuar em alta em
todos continentes porque há demanda do consumidor final que opta pelos
produtos, com segurança alimentar e dentro de conceitos de sustentabilidade
ambiental e social, que proporcionam melhor qualidade de vida.
No 10 Fórum Internacional de Agricultura Orgânica e Sustentável,
realizado em São Paulo, o presidente da Federação Internacional de
Agricultura Orgânica (IFOAM), André Leu, atualizou os números do setor:
faturamento de US$ 64 milhões em 2013, crescimento de 8% globalmente, 69
milhões de hectares de terras com agricultura orgânica certificada e com
demanda mundial para ampliar essa área, sendo que o maior desafio é ter
eficiência com o consumo de água.
André Leu mostrou vários exemplos de produtividade e recuperação de
solos de culturas nos cinco continentes, uma prova que sem agrotóxico, com
respeito ao meio ambiente e aos direitos trabalhistas são formas de promover
sustentabilidade e garantir melhor qualidade de vida. “As pessoas procuram um
alimento melhor, com preocupação de saúde e bem estar e isso amplia o
movimento orgânico. O Brasil é um grande ‘player’ porque tem muita
variedade de produtos e vai ter um papel fundamental nessa cadeia em pouco
tempo”. A IFOAM tem 800 filiados em 120 países, mapeia e promove as
diretrizes para a agricultura orgânica.
O maior mercado consumidor continua sendo os Estados Unidos com
movimentação de US$ 35 bilhões, contra US$ 7 bilhões na Alemanha e US$ 4,4
no Canadá.
O presidente da Organização do Mercado de Orgânicos do Canadá (COTA),
Matthew Holmes, informou que 78% das famílias norte americanas consomem, pelo
menos, um item orgânico – especialmente alimentos para bebês e crianças. A
preocupação é com a qualidade do alimento. “O potencial de crescimento do
mercado é de dois dígitos em 2014, com a regulamentação do mercado em
vários países e a harmonização entre os mercados da América do Norte,
Comunidade Europeia e Japão. O Brasil tem o maior potencial de contribuir com
mix de produtos”.
Como as oportunidades são boas e os eventos de repercussão mundial são
essenciais para reforçar oportunidades de negócios, o representante da
International Certification Japan Organic & Natural Foods Association (JONA),
Toshifumi Ayukawa, mostrou o plano estratégico para as Olimpíadas de 2020 no
Japão. O país já traçou metas, como inserir orgânicos no cardápio da vila
olímpica para atletas e voluntários. As redes de varejo começam a promover
produtos orgânicos no segundo final de semana de cada mês.
Para Ming Liu, coordenador do Organics Brasil, as entidades internacionais
mostraram as oportunidades de negócios, com o potencial de organizar a demanda
de exportação e aumentar sua participação no mercado que será de US$ 2
bilhões em 2014. As informações partem da Assessoria de Imprensa do Organics
Brasil.
(CBL)
Cotação semanal
Dados referentes a semana 22/11/2024
Suíno Independente kg vivo
R$ 9,53Farelo de soja à vista tonelada
R$ 71,50Casquinha de soja à vista tonelada
R$ 1.200,00Milho Saca
R$ 1.975,00Preço base - Integração
Atualizado em: 07/11/2024 17:50