O mundo padece com a Covid-19, mas o Brasil vai exportar um milhão de toneladas da proteína em 2020 e quebrar um recorde histórico. Porém, precisa criar uma estratégia para se firmar de vez no mercado internacional de carnes. O tema vai imperar durante a PorkExpo 2021.
Parece inacreditável, mas é pura realidade. 2020, um ano histórico para a humanidade por causa da pandemia da Covid-19, que paralisou mercados, vidas, mobilizou um planeta inteiro pela primeira vez, vai marcar o período mais próspero para quem produz e comercializa carne suína no Brasil. Os dados da Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA) não mentem. As exportações da proteína devem crescer entre 27% e 33% neste ano, na comparação com o ano passado, e a perspectiva é de chegar a um milhão de toneladas embarcadas.
Um levantamento realizado pela ABPA indica que a China, principal produtor da carne no mundo, com média de 54 milhões de toneladas anuais, e maior importador do Brasil, deve produzir 15% a menos de suínos em 2020, o que representa um drive de sustentabilidade de exportação ímpar para o segmento brasileiro. “A Ásia é o grande player das exportações internacionais, não apenas do Brasil. A lacuna deixada pela Peste Suína Africana na produção dos países asiáticos e no trade global continuará a ditar o comportamento das exportações brasileiras e dos demais abastecedores internacionais de aves e de suínos. Sem falar que o bom desempenho das exportações reduz os impactos decorrentes da alta dos insumos e da elevação dos custos decorrentes da situação de pandemia”, ressalta o diretor-executivo da ABPA, Ricardo Santin.
O suíno brasileiro viveu um 2019 bastante positivo. A indústria faturou US$ 12 bilhões, as granjas abateram 45,8 milhões de cabeças e o país produziu 4,1 milhões de toneladas, gerando um Produto Interno Bruto (PIB) de R$ 19 bilhões. Em 2020, a produção nacional prevista é de aumento de até 6,5%, alcançando 4,25 milhões de toneladas. E as exportações do ano podem alcançar pela primeira vez um milhão de toneladas, nada menos do que 33% a mais do que o ano passado. “Já o consumo de carne suína em nosso país deverá se manter estável, em torno de 15,3 quilos por habitante ao ano”, completa Santin.
Não é à toa que as perspectivas de mercado para a proteína suína nesta década, assim como a construção de uma política segura e consistente de sanidade, qualidade e fornecimento, vão dominar boa parte dos debates da Porkexpo 2021 & X Congresso Internacional de Suinocultura, que vai ser realizada nos dias 24 e 25 de fevereiro, no Hotel Recanto Cataratas Thermas Resort & Convention, em Foz do Iguaçu (PR).
O evento vai reunir milhares de profissionais de vários países ligados à produção da carne mais consumida do planeta. Eles vão discutir o futuro do segmento dentro do tema proposto para esta edição: 2021 – O início de uma nova década de inovações para a suinocultura. “Agora, a tarefa é conquistar novos mercados, enfrentando de frente os pontos negativos de nossa indústria e destacando o profissionalismo e a alta capacidade que a suinocultura brasileira alcançou nesta última década. O ritmo de nosso crescimento deve ser mantido e acelerado. Temos poder de fornecimento e o mundo precisa de nossa carne. Chegou a hora de colocarmos um ponto final nos altos e baixos que os ciclos da nossa suinocultura sempre viveu”, analisa a presidente do Congresso Internacional de Suinocultura, Flávia Roppa.
“Avançamos na qualidade do animal ofertado pela granja, os abatedores têm um mix de mais de 300 produtos, facilitando a conquista de novos consumidores. Sou otimista, mas não podemos descuidar do foco em custos e cumprimento da legislação”, opina Stephan Rohr, especialista da NeoConsulting.
No acumulado do ano, as vendas de carne suína seguem 37,01% acima de 2019. Foram 479,4 mil toneladas no primeiro semestre contra 349,9 mil toneladas do ano passado. Em receita, a elevação atingiu 52,5%, chegando quase a US$ 1,8 bilhão. As vendas para a Ásia chegaram a 374,5 mil toneladas no primeiro semestre, saldo 83,1% superior ao registrado em 2019. A China, maior importadora de carne suína do Brasil, foi destino de 230,7 mil toneladas no período, elevação de 150,2%. Hong Kong, no segundo posto, importou 18,6% a mais, com 92,9 mil toneladas. Outro mercados de destaque foram Singapura, Japão e Vietnã.
E a carne escala sem parar o mercado mundial. Em apenas duas semanas de julho, o volume exportado atingiu 70% de julho de 2019. Foram 41,49 mil toneladas, quantia equivalente a 67,47% do volume embarcado no mesmo mês do ano passado (que atingiu 61,48 mil toneladas). Segundo o analista de mercado da Agrifatto Consultoria, Yago Travagini, será mais um mês de recorde nas exportações do produto, podendo chegar à casa das 90 mil ou até 100 mil toneladas. “E a média diária paga pela carne suína exportada no mês vem sendo de US$ 10.866.858, 78% superior ao valor do mesmo mês do ano passado”, comemora Travagini.
A Pork 2020 está ligada em todas essas questões. “O produtor segue com margens positivas e é hora de trabalhar ainda mais pela carne do amanhã, que é a nossa missão. Esperamos todos em Foz do Iguaçu, para falarmos sobre o mercado nacional e internacional da nossa proteína”, convida Flávia.
Cotação semanal
Dados referentes a semana 22/11/2024
Suíno Independente kg vivo
R$ 9,53Farelo de soja à vista tonelada
R$ 71,50Casquinha de soja à vista tonelada
R$ 1.200,00Milho Saca
R$ 1.975,00Preço base - Integração
Atualizado em: 22/11/2024 17:50