SAFRAS (31) – A ADM (Archer Daniels Midland), gigante do agronegócio
mundial, está oficialmente autorizada a utilizar seu terminal portuário de uso
privado, conhecido como Terminal de Ponta da Montanha, situado na região de
Barcarena, a 20k de Belém (PA). A instalação, especializada na movimentação
e escoamento de grãos, como soja e milho, tem capacidade para movimentar cerca
de 1,5 milhão de toneladas na primeira fase da operação, podendo atingir
até 6 milhões de toneladas de grãos na segunda fase, até 2016. Os primeiros
caminhões já começaram a desembarcar a soja.
O ato declaratório executivo n 9 da Superintendência Regional da
Receita Federal da 2 Região Fiscal, que autoriza a operação do terminal e
de todas as operações aduaneiras recorrentes da atividade portuária, de forma
ininterrupta e por prazo indeterminado, foi publicado na edição de hoje
(30/07) do Diário Oficial da União.
Primeiro Contrato via Nova Lei dos Portos
No final de junho, a ADM já havia sido autorizada pela Agência Nacional
de Transportes Aquaviários (Antaq) a utilizar oficialmente seu terminal
portuário. Na ocasião, a autorização foi concedida por meio de um novo
contrato de adesão celebrado entre Antaq e ADM, e que foi o primeiro para
instalação de um terminal portuário privado assinado dentro das regras da
nova Lei dos Portos – Lei 12.815, de 2013.
Com as licenças, a ADM passará a utilizar o Terminal de Ponta da
Montanha para o escoamento de grãos provenientes da região Centro-Oeste do
Brasil e de outras regiões, tal como Maranhão, Piauí e Tocantins. Adquirido
em 2012 pela ADM, o terminal de Barcarena foi adequado para operar graneis de
origem vegetal.
A ADM possui um plano logístico baseado na multimodalidade do
transporte. A empresa conta com parceiros de terminais de transbordos e
transporte fluvial nas rotas de Porto Velho (RO), via Rio Madeira, até
Barcarena, e também está finalizando um novo projeto logístico na região de
Miritituba e Marabá, onde utilizará a hidrovia pelo Rio Tapajós e Tocantins.
“Nossa previsão é transportar 80% do nosso volume por hidrovia e 20%
por rodovia, até a construção do trecho ferroviário que ligará Açailandia
(MA) à Barcarena (PA)”, afirma Ronaldo Soares, diretor de logística da ADM,
ao observar que o terminal de Barcarena será um dos poucos no Brasil a contar
com interligação de hidrovia, ferrovia e rodovia.
Em comparação à tradicional rota de escoamento de grãos via Porto de
Santos (SP), a ADM prevê ganho de tempo, distância e amplitude geográfica da
originação de grãos para o escoamento via Barcarena, com redução estimada
de até 34% nos custos de frete. As informações partem da assessoria de
imprensa da ADM.
(CBL)
Cotação semanal
Dados referentes a semana 22/11/2024
Suíno Independente kg vivo
R$ 9,53Farelo de soja à vista tonelada
R$ 71,50Casquinha de soja à vista tonelada
R$ 1.200,00Milho Saca
R$ 1.975,00Preço base - Integração
Atualizado em: 22/11/2024 17:50