Porto Alegre, 3 de abril de 2017 – O Porto de Santos comercializou, no 1o
bimestre de 2017, o valor de US$ 14,3 bilhões, resultado 2,7% superior ao
obtido no mesmo período do ano passado, quando a marca foi de US$ 13,9
bilhões. A participação do Porto de Santos na balança comercial brasileira
continua acima de 1/4 do total, com a marca de 26,6% das trocas comerciais
brasileiras, que somaram US$ 53,5 bilhões no período. Os dados são do
Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços (MDIC) e foram
compilados pela Gerência de Tarifas e estatísticas da Companhia Docas do
Estado de São Paulo (Codesp).
No total de exportações pelo Porto de Santos, o registro é de US$ 7,8
bilhões, representando 25,8% do total nacional (US$ 30,4 bilhões). Em valores
comerciais, a principal carga exportada pelo Porto de Santos neste período é o
açúcar, com US$ 548,6 milhões, correspondente a 7% do total exportado pelo
Porto. O principal comprador foi Bangladesh, seguido de Argélia e Marrocos.
Outros 23 países também receberam o produto saído de Santos.
O 2o produto exportado com maior participação comercial no 1 bimestre
é o café, com US$ 383,9 milhões. A Alemanha é o principal importador do
produto, seguida de Estados Unidos e Itália, além de outros 56 países. No
total das exportações, em dólares, os principais parceiros comerciais do
Brasil nas cargas que saem pelo Porto de Santos são a China (participação de
13,4%), Estados Unidos (12,6%) e Argentina (7,9%). Completam os dez principais
importadores pelo cais santista no primeiro bimestre de 2017: Holanda (3,6%),
Alemanha (3,6%), Bélgica (3,2%), México (2,7%), Itália e India (ambas com
2,4%) e Irã (2,3%).
Nas importações, o resultado do Porto de Santos no 1 bimestre do ano é
de US$ 6,4 bilhões, correspondente a 27,8% do total brasileiro de US$ 23,1
bilhões. As principais cargas desembarcadas em Santos foram: óleo diesel (US$
69,95 milhões), importado principalmente dos Estados Unidos, Suíça e França;
Em seguida, caixas de marchas (US$ 56,83 milhões), importadas do Japão,
Indonésia, Coréia do Sul e outros 10 países. Peças de aviões e
helicópteros (US$ 52,46 milhões), vindas de Portugal, Japão, Espanha e outros
11 países, ficaram em 3 posto como cargas mais valiosas.
As importações pelo Porto de Santos, em valores comerciais, têm como
principais parceiros a China (participação de 23,7%), Estados Unidos (16%) e
Alemanha (8,9%). Completam os dez países com maior participação nas
importações que chegam pelo cais santista no primeiro bimestre de 2017:
Coréia do Sul (4,7%), Japão (4,3%), India (3%), Itália (2,9%), México
(2,7%), França (2,5%) e Argentina (2,4% de participação).
Além de Santos, completam os dez principais portos na balança comercial
brasileira: Paranaguá (participação de 7,2%), Sepetiba (5,7%), Vitória
(5,3%), São Luis (4,5%), Itajaí (3,8%), Rio Grande (3,7%), Salvador (3,5%),
São Francisco do Sul (2,9%) e Rio de Janeiro (2,8%). As informações partem da
assessoria de imprensa da Companhia Docas do Estado de São Paulo (Codesp).
Revisão: Arno Baasch (arno@safras.com.br) / Agência SAFRAS
Copyright 2017 – Grupo CMA
Cotação semanal
Dados referentes a semana 23/05/2025
Suíno Independente kg vivo
R$ 8,28Farelo de soja à vista tonelada
R$ 1.800,00Casquinha de soja à vista tonelada
R$ 1.300,00Milho Saca
R$ 69,25Preço base - Integração
Atualizado em: 22/05/2025 09:15