Porto Alegre, 27 de setembro de 2023 – Em julho e agosto de 2023, a empresa que administra o
Terminal de Contêineres de Paranaguá (TCP) alcançou três marcos de produtividade. O primeiro
aconteceu em 28 de julho, quando a TCP registrou 5 encostes (processo de descarga e carregamento de
trens) na ferrovia em um mesmo dia. A média do terminal é de 4 encostes diários.
No mês seguinte, outros dois recordes foram alcançados, sendo um deles, novamente, no setor
ferroviário: em agosto, 9.364 contêineres passaram pela ferrovia. O recorde anterior de
movimentação havia acontecido em agosto de 2022 e foi de 8.902 contêineres (crescimento de 5%).
O terceiro marco registrado pelo terminal foi de gate (local de entrada e saída de caminhões).
No mês passado, 44.427 contêineres passaram pelos portões da TCP, 1.075 a mais que no último
recorde em maio deste ano. O gerente de planejamento de operações, Felipe de França, explica que
“os aumentos sucessivos de produtividade registrados neste último ano vêm na esteira dos
investimentos que o terminal realiza. Um deles foi a instalação de uma nova balança ferroviária
dinâmica, que possibilita a pesagem de vagões ou composições ferroviárias em movimento”.
Outro investimento que a TCP concluiu foi a eletrificação dos RTGs (guindastes de pórtico com
pneus de borracha) usados para descarregar os trens. A conversão visa reforçar a confiabilidade e
a disponibilidade do equipamento, diminuindo seu a manutenção em 90%, além de promover uma
redução de 95% nas emissões de CO2.
Até o fim de 2023, a TCP deve aplicar 370 milhões de reais em obras de infraestrutura, como na
ampliação em 43% do pátio reefer, – usado para armazenar contêineres com controle de temperatura
– passando de 3.572 tomadas para 5.126 disponíveis, sendo a maior área reefer entre terminais
brasileiros. Também foi construída uma subestação de energia própria, para sustentar a
expansão energética do terminal, que é considerado o maior corredor de exportação de carne de
frango congelada do mundo.
Recorde de 5 encostes
No dia 28 de julho, foram movimentados 808 TEUs (20 pés de comprimento de contêiner) pela
ferrovia, sendo que 49,25% do volume que chegou à TCP foi de proteína animal congelada com destino
ao Marrocos, Espanha e Inglaterra. A carga também se destaca no cenário macro: entre janeiro e
julho de 2023, aproximadamente 62% dos carregamentos que chegaram de trem à TCP foram de carne
congelada. Neste período, foram movimentados 116.042 TEUs por meio da ferrovia, 5.180 a mais do que
o registrado no ano passado.
“O Terminal de Contêineres de Paranaguá é o único do sul do Brasil a possuir conexão direta
do modal ferroviário com a zona alfandegada, garantindo para seus clientes mais agilidade,
segurança e uma redução de até 30% nos custos em relação ao modal rodoviário”, concluiu
Felipe.
Executado em parceria com a Brado Logística, os ramais ferroviários conectam o terminal até
as cidades paranaenses de Cascavel e Cambé, facilitando o escoamento da produção do estado, bem
como de exportadores de São Paulo, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Paraguai.
“Somado aos investimentos projetados, esse recorde de 5 encostes nos dá boas amostras para o
plano de ampliação de produção previsto para 2024”, afirma Rafael Seijas, gerente executivo de
Planejamento da Brado. “Trabalhamos continuamente para oferecer soluções multimodais que atendam
nossos clientes com eficiência e qualidade”. As informações são da assessoria de imprensa da
TCP.
Revisão: Pedro Carneiro (pedro.carneiro@safras.com.br) / Agência SAFRAS
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Cotação semanal
Dados referentes a semana 22/11/2024
Suíno Independente kg vivo
R$ 9,53Farelo de soja à vista tonelada
R$ 71,50Casquinha de soja à vista tonelada
R$ 1.200,00Milho Saca
R$ 1.975,00Preço base - Integração
Atualizado em: 22/11/2024 17:50