Porto Alegre, 25 de janeiro de 2015 – A movimentação de cargas no Porto
de Santos em 2015 superou todas as expectativas, atingindo 119,931 milhões, um
crescimento de 7,9%, impulsionado pela significativa alta de 14,4% nas
operações de exportação, com forte influência dos embarques de açúcar, do
chamado complexo soja (grãos e farelo) e de milho, respectivamente. As
importações acusaram queda de 6,4%.
“Com participação sobre o movimento geral da ordem de 73,0%, as cargas
de exportações operadas no complexo santista garantiram o desempenho
positivo”, explica o presidente da Companhia Docas do Estado de São Paulo
(Codesp), Alex Oliva. “Crescemos, inclusive, acima do esperado”, comemora,
explicando que no início de 2015, a previsão apontava para 114 milhões de
toneladas. “O verificado de fato ampliou essa estimativa em cerca de 5
milhões de toneladas”, destaca o presidente, comentando que junto a essa
marca, cresce também a importância do comprometimento da Autoridade Portuária
em garantir as condições mais favoráveis possíveis para a operação e
escoamento dessa demanda.
O açúcar que detém a posição de carga mais movimentada atingiu em 2015
um total de 18,185 milhões de toneladas, superando em 5,3% as operações no
ano anterior. Na sequência, os embarques de grãos e farelo que compõem o
complexo soja chegaram a 17,772 milhões de toneladas e crescimento de 7,9%. Com
15,786 milhões de toneladas, despontaram os embarques de milho, com elevado
crescimento de 76%. Destacaram-se, também, os embarques de álcool, que
atingiram 1,651 milhão de toneladas, 39,7% acima do volume registrado em 2014
(1,181 milhão de toneladas) e café em grãos com crescimento de 6,3%, saindo
de 1,510 milhão de toneladas em 2014 para 1,605 milhão de toneladas em 2015.
O presidente da Codesp destacou que as elevadas marcas de movimentação
dessas commodities agrícolas, demandam muito da infraestrutura portuária,
notadamente as vias de acesso internas do porto, bem como uma programação
muito ajustada no agendamento de chegada realizado em conjunto com os terminais.
Já nas importações, a queda resultou do declínio na operação de sete
dentre as dez carga de maior movimentação nesse fluxo, com destaque para o
decréscimo de 30% nas importações de adubo, a carga de maior participação
nas descargas.
Quanto às operações de contêineres, o ano registrou um incremento de
5,5%, alcançando 41,196 milhões de toneladas, representando um incremento de
2,6% em teu (unidade equivalente a um contêiner de 20 pés).
A consignação média (média da tonelagem embarcada por navio) das cargas
movimentadas no complexo santista teve aumento de 8,7%, significando maior
produtividade, pois enquanto a tonelagem cresceu 7,9% o número de navios
reduziu 0,7%, refletindo em mais cargas movimentadas em uma quantidade menor de
navios.
Balança Comercial
Segundo dados do Ministério do Desenvolvimento Industria e Comércio
Exterior (MDIC), a participação do Porto de Santos na Corrente de Comércio
brasileira em 2015 foi de 27,3% (US$ 99,0 bilhões), enquanto em 2014 chegou a
25,6% (US$ 116,1 bilhões). O total Brasil em 2015 atingiu US$ 362,6 bilhões e
em 2014 chegou a US$ 454,2 bilhões.
Nas exportações a participação de Santos somou 26,5% (US$ 40,8
bilhões), contra 25,6% em 2014 (US$ 57,7 bilhões). Já nas importações foi
de 28,2% (US$ 48,3 bilhões), contra 25,5% em 2014 (US$ 58,4 bilhões). O Brasil
atingiu US$ 191,1 bilhões nas exportações em 2015 (em 2014 foram US$ 225,1
bilhões) e US$ 171,4 bilhões nas importações no ano passado (em 2014 esse
fluxo atingiu US$ 229,1 bilhões).
Cerca de 13,9% dos embarques efetuados em Santos tiveram como destino a
China, 13,2% os Estados Unidos e 6,0% a Argentina. Já as descargas tiveram como
proveniência a China, com 21,2$, os Estados Unidos, com 16,0% e a Alemanha,
com 9,4%.
Na exportação as 3 cargas mais movimentadas quanto ao valor foram a soja
(China, Tailândia e Coréia do Sul), o café em grãos (Estados Unidos,
Alemanha e Itália) e o açúcar (China, Bangladesh e India). Na importação
ganharam destaque inseticidas (Estados Unidos, Bélgica e França), caixas de
marchas (Japão, Coréia do Sul e Indonésia) e fungicidas (França, Reino Unido
e Estados Unidos).
Movimento de dezembro
O Porto de Santos estabeleceu em 2015 novo recorde para o mês de dezembro,
atingindo 10,116 milhões de toneladas, contra 9,022 milhões de toneladas em
2014, um crescimento de 12,1%. As exportações totalizaram 7,878 milhões de
toneladas, ficando 30,6% acima do mesmo período de 2014 (6,031 milhões de
toneladas). Já as importações somaram 2,237 milhões de toneladas, ficando
25,2% abaixo do verificado no mesmo período de 2014 (2,991 milhões de
toneladas).
Destacam-se entre os embarques o milho (2,662 milhões de toneladas), com
aumento de 103,3%; o açúcar (1,754 milhão de toneladas), com crescimento de
17,6%; e o farelo (401,001 mil toneladas), que aumentou 62,2% . Nas
importação o adubo apresentou queda de 31,7%, o carvão de 100,0% e o enxofre
de 7,7%.
A carga conteinerizada, em tonelagem, apresentou queda de 5,5%, somando
3,279 milhões de toneladas, contra 3,470 milhões de toneladas em dezembro de
2014. Em teu o movimento de contêineres reduziu em 7,7%. A quantidade de navios
atingiu 438, menos 1,1% da quantidade verificada no mesmo mês de 2014 (443
embarcações).
Dylan Della Pasqua (dylan@safras.com.br) / Agência SAFRAS
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Cotação semanal
Dados referentes a semana 20/06/2025
Suíno Independente kg vivo
R$ 8,43Farelo de soja à vista tonelada
R$ 1.750,00Casquinha de soja à vista tonelada
R$ 1.300,00Milho Saca
R$ 66,25Preço base - Integração
Atualizado em: 17/06/2025 09:45